quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

RECICLAGEM DE EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)

EPIs ou Equipamentos de Proteção Individual são equipamentos criados para proporcionar segurança aos trabalhadores durante a execução de várias funções. Eles são obrigatórios por lei, assim como o seu correto uso. Os EPIs, como a maioria dos produtos envelhecem, expiram ou quebram tornando-se assim inutilizáveis. Quando acontece um dos fenômenos anteriores, eles devem ser adequadamente reciclados conforme ao material. Esses materiais recicláveis são: o plástico, metal, espuma, borracha e couro.  Este processo vai depender da composição deles ou do uso feito com eles. Em caso de que os EPIs tinham sido usados com produtos tóxicos, eles deverão ser armazenados em tambores nas centrais de armazenamento de resíduos para uma futura higienização. 

No caso de Brasil, muito poucas empresas estão agora usando esse método de reciclagem. Os investimentos em esse método são ainda pouco comuns.

Vamos falar d’alguns produtos que podem ser reciclados satisfatoriamente. No caso dos protetores solares o plástico d’embalagem pode ser reciclado sem problemas. Referente aos capacetes, abafadores de concha, carneiras, protetores faciais ou óculos de proteção feitos de polipropileno ou polietileno podem ser mandados para reciclar onde serão cortados em forma de grãos. Protetores auditivos e respiradores feitos de plástico, não tem nenhum problema para ser reciclados. Mais os protetores de espuma não são recomendados para ser reciclados. A cera no ouvido pode transmitir enfermidades. Outra opção é um processo mecânico e químico que gera um liquido chamado polyol que tem umas características similares as do poliuretano que sim pode ser reciclados. 

No caso das botinas ou sapatos de borracha eles não podem ser recicladas a causa da elevada quantidade de contaminantes que o processo de queimar gera. Nesse caso a espuma ou borracha e amassada com muita pressão para ser utilizada em assentos de carro. 


Processo de reciclagem do plástico:
Estágio 1 - Classificaçao do Plástico:

Primeiro os plásticos são recolhidos pela empresa de reciclagem que vai trasladar eles na fabrica para uma classificação segum o tipo de plástico. O processo e longo e complexo a causa dos muitos tipos de plástico que existem. 

Estágio 2 - Limpar os plásticos:
Uma vez os plásticos são classificados, os processo de lavagem pode començar. Normalmente, o primer passo e retirar as etiquetas, adesivos e impurezas para melhorar a qualidade do plástico final.

Estágio 3 – Cortar em pedaços o plástico
O plástico já limpo e sem impurezas é colocado em uma correia transportadora ou calhas que gotejam os restos líquidos a uma roda dentada. Esta rasga o plástico liquido e gera umas bolinhas pequenas que são coletadas em uma sacola para ser analisadas e testadas.  

Estágio 4 – Identificar e classificar o plástico
Uma vez o plástico esta nas sacolas, este é testado quimicamente e etiquetado dependendo do uso que vai ser dado nele. Poderia ser misturado com plástico virgem e fabricar novos produtos o misturar com mais plástico reciclado e fabricar produtos.  

Estágio 5 – Expulsar
Esta é a fase final do processo. Os pedaços limpos de plástico são derretidos para ser misturados ou armazenados para um uso futuro.  

Razoes para reciclar
Milhões de toneladas de lixo de plástico acabam no chão quando a maioria podem ser recicladas. E muito fácil reciclar e ao mesmo tempo podemos ajudar o nosso planeta a que seja mais limpo. Alem disso, quantos mais produtos consigamos reciclar, menos demanda de novos produtos geraremos. Assim que a produção, a contaminação e a pesquisa de novos poços de petróleo reduzirá.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário